Software inglês promete adiantar a vida do programador

A fim de facilitar a vida dos programadores, cientistas da University College de Londres, na Inglaterra, criaram uma ferramenta que possibilita separar e transportar um código de um programa para o outro.

Nomeada de MuScapel, a função trabalha de maneira semiautônoma e alcança bons resultados com considerável precisão. De início, o transplante funciona somente na linguagem C.

Software inglês promete adiantar a vida do programador

Para o engenheiro de software da universidade, Mark Harman, a novidade virá para economizar tempo e dinheiro: “Boa parte do trabalho de um programador consiste emoperações manuais: redesenhar, programar e reinventar funcionalidades que já existem de alguma forma em outro sistema. Ao automatizar o processo, o tornamos muito mais rápido e barato”.

Os testes realizados apresentaram o transplante do codec H.264 pertencente ao X264 para o VLC. O resultado trouxe uma diferença enorme: se fosse feito manualmente demoraria em torno de 20 dias. Com a ferramenta, um pouco mais de um dia foi preciso para o termino da programação.

Harman alerta que o projeto só vem para ajudar e não para derrubar a profissão de programador. “Queremos libertar os programadores de suas correntes. Eles deixarão de realizar tarefas chatas e redundantes e poderão ter liberdade para criar”, revelou o engenheiro.