Obama recebe premiê canadense Justin Trudeau na Casa Branca


Obama aceita convite para discursar no Parlamento do Canadá.
Países se comprometeram a reduzir emissões de metano entre 40% e 45%.

Barack e Michelle Obama recebem nesta quinta-feira (9) na Casa Branca, em Washington, o premiê canadense Justin Trudeau e sua esposa Sophie Gregoire Trudeau (Foto: Nicholas Kamm / AFP)Barack e Michelle Obama recebem nesta quinta-feira (9) na Casa Branca, em Washington, o premiê canadense Justin Trudeau e sua esposa Sophie Gregoire Trudeau

Barack Obama recebeu nesta quinta-feira (10) com grande pompa na Casa Branca o novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que iniciou uma visita de Estado aos Estados Unidos para renovar o vínculo entre os dois países.

Obama e Trudeau se encontraram no jardim sul da sede presidencial americana, antes de uma reunião no Salão Oval. Esta noite os dois participarão de um jantar de Estado.

O líder americano, de 54 anos, afirmou que compartilha com Trudeau, dez anos mais novo, objetivos similares e a busca de uma sociedade menos desigual, e aceitou um convite para visitar Ottawa no final do verão (boreal) para discursar no Parlamento canadense.

“Será uma grande honra para mim”, disse Obama na entrevista coletiva após o encontro. “Estou esperando a oportunidade de falar diretamente ao povo canadense sobre o extraordinário futuro que podemos construir juntos”.

Obama ressaltou que Trudeau e ele lutam contra as mudanças climáticas. A Casa Branca anunciou mais cedo que os dois países se comprometeram a reduzir suas emissões de gás metano entre 40% e 45% até 2025 em comparação com seus parâmetros de 2012.

Durante o longo mandato do ex-primeiro-ministro conservador canadense Stephen Harper, o tema do meio ambiente era um ponto de atrito entre os dois países.

Harper defendeu com afinco a construção de um novo gasoduto transfronteiriço para levar petróleo canadense através dos Estados Unidos, um plano que Obama finalmente vetou.

“Estou orgulhoso de ser o primeiro presidente americano que se encontra com um primeiro-ministro canadense e ambos são capazes de dizer que o cuidado da saúde não é um privilégio para poucos, mas um direito para todos em nossas duas nações”, disse Obama, que promoveu uma ampla reforma da saúde.

Campanha
Trudeau “fez uma campanha baseada na esperança e na mudança”, destacou Obama, em referência a sua própria campanha em 2008. “Sua visão positiva e otimista é uma inspiração para os jovens”.

O premier canadense respondeu descrevendo Obama como “um homem com um grande coração e um grande intelecto”.

O presidente americano brincou sobre qual dos dois países tem a melhor cerveja e a melhor seleção de hockey no gelo.

“Não há nenhuma relação no mundo inteiro como a relação entre Canadá e Estados Unidos”, disse o governante canadense.

Obama e Trudeau mantiveram seu primeiro encontro enquanto líderes de seus respectivos países durante uma cúpula de cooperação econômica Ásia-Pacífico realizada em Manila em novembro, um mês após a vitória do canadense nas eleições.

What's Your Reaction?

Cry Cry
0
Cry
Cute Cute
0
Cute
Damn Damn
0
Damn
Dislike Dislike
0
Dislike
Like Like
0
Like
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF

Obama recebe premiê canadense Justin Trudeau na Casa Branca

Entrar

Captcha!

Recuperar a senha

Back to
Entrar
Choose A Format
Gif
GIF format